Rinoplastia
Procedimento realizado para harmonizar as medidas do nariz em relação às medidas do rosto. Sempre há uma avaliação funcional, ou seja, se necessário corrigir as alterações que causem dificuldade na respiração. Isso geralmente é realizado em conjunto com a equipe de Otorrinolaringologia.
Pode variar de um procedimento de afilamento da cartilagem que forma a ponta do nariz, até mudanças na parte dos ossos.
Hoje em dia é muito utilizado a Rinoplastia estruturada, que consiste na utilização de enxertos da cartilagem do próprio paciente, para que os resultados se mantenham de uma forma mais duradoura.
Perguntas frequentes sobre procedimentos cirúrgicos
O procedimento é realizado em ambiente hospitalar, sob anestesia geral, sendo a mais segura para esse tipo de cirurgia.
Não é uma cirurgia que costuma cursar com dores no pós operatório. A principal queixa é referente ao inchaço e possíveis hematomas que possam aparecer no local e abaixo dos olhos. Hoje, não são mais utilizados tampões após o procedimento e sim placas de silicone, o que elimina o desconforto que existia anteriormente nos primeiros dias em que os pacientes só conseguiam respirar pela boca.
Das cirurgias plásticas estéticas, talvez a rinoplastia seja o procedimento que mais demore para atingir o resultado final. Isso ocorre por volta de 1 ano, porém, após 3 meses, já podemos observar cerca de 70 a 80% do resultado.