Você já ouviu falar em Síndrome ASIA? Sabe o que é?
Essa síndrome vem do nome em inglês – Autoimmune Syndrome Induced by Adjuvants.
Caracteriza-se por um condição muito rara, onde o organismo desenvolve um conjunto de sintomas, induzidos pela presença de adjuvantes no organismo. O principal material associado à ASIA é o silicone, porém existem outros adjuvantes que podem ser a causa da síndrome, como o alumínio e determinadas vacinas.
Geralmente, o quadro está relacionado a pacientes que já apresentam uma doença do sistema imunológico ou certa predisposição a essa condição. O diagnóstico é bastante difícil, pois não existem exames específicos para comprovar a doença e, além disso, os principais sintomas são muito vagos e associados a muitas outras patologias – queixas como cansaço, perda de memória, dificuldade de sono, queda de cabelo entre outros são os sintomas mais frequentes.
Os casos suspeitos devem ser acompanhados em conjunto com a equipe de reumatologia para definição do melhor tratamento para cada paciente. Em alguns casos onde a suspeita é o implante de silicone, é indicado o explante mamário, o que pode ou não resultar em melhora dos sintomas.
Salientamos que as próteses de silicone são consideradas dispositivos médicos muito seguros. Milhões de mulheres pelo mundo têm as próteses implantadas, por motivos estéticos e/ou reconstrutivos. Por isso, uma avaliação precisa deve ser feita a cada caso, antes da indicação da retirada das mesmas.
Quando optada a retirada, técnicas como a mastopexia e a lipoenxertia de godura nas mamas podem ser usadas na tentativa de reverter a perda estética causada pela retirada dos implantes.